, ,

Instituto PLANET adere ao Movimento Recode e busca acelerar empoderamento digital de jovens

Bibliotecas públicas e comunitárias, escolas e organizações sociais integram educação e tecnologia para ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional de uma nova geração de brasileiros. Esse é o objetivo do Movimento Recode, que busca capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia por meio de cursos online gratuitos. A iniciativa é uma realização da Recode, organização social com mais de 20 anos de atuação no campo do empoderamento digital.

O Instituto PLANET aderiu ao Movimento Recode e passa a ser reconhecido como um centro de empoderamento digital, a partir da parceria firmada entre as duas organizações. A instituição passará a oferecer formação com conteúdo personalizado para os jovens por meio de uma plataforma digital. Os cursos, com duração média de 20 a 50 horas, abrangem temas como: prototipagem de aplicativos, criação de páginas web, gestão de projetos, introdução à lógica e programação, preparação para o mundo do trabalho e empreendedorismo, realidade aumentada e virtual e inteligência artificial.

A metodologia própria da Recode também estimula o desenvolvimento de competências do século 21, como resolução de problemas, criatividade, comunicação e colaboração. Por meio dessa atuação em escala, os participantes do Movimento Recode buscam contribuir para reverter o cenário identificado em 2018 pelo Banco Mundial, segundo o qual cerca de 50% dos jovens brasileiros perdem interesse pelos estudos e correm risco de serem excluídos do mercado de trabalho. “Enxergamos esses espaços como polos de transformação, ajudando a formar jovens que serão estimulados a usar a tecnologia para estudar, trabalhar, empreender e buscar soluções criativas para os problemas de suas comunidades”, afirma Rodrigo Baggio, presidente da Recode.

Sobre o Curso de Empoderamento Digital no Instituto PLANET

O Instituto PLANET, em parceria com a PLANET Comercial, Marketing e Comunicação e a Fórmula Empreendimentos e Negócios Imobiliários, lançou uma campanha para aquisição dos equipamentos necessários ao curso e formará 10 educadores voluntários para atuarem como multiplicadores dessa metodologia. O espaço que será equipado com 20 computadores no Hub de Inovação da Smart City Laguna, terá capacidade para receber 80 jovens, prioritariamente, de 14 a 29 anos, divididos em turmas nos horários manhã e tarde. O curso oferecerá oportunidades de formação que contribuam para o empoderamento digital de jovens e desenvolvam habilidades de resolução de problemas, colaboração, comunicação e criatividade, contribuindo para sua inserção no mundo do trabalho, geração de renda e empreendedorismo. A previsão para a formação de turmas e início do curso é em outubro. Fique ligado nas nossas redes sociais e não perca essa oportunidade. Saiba mais sobre a campanha: goo.gl/yVZuU2

 

Sobre a Recode (recode.org.br/movimentorecode)

A Recode (antigo Comitê para Democratização da Informática), sediada no Rio de Janeiro, é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados a partir do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias visando formar uma grande rede que promova uma nova consciência e gere oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Hoje, a Recode integra uma rede presente em 7 países e já impactou mais de 1,7 milhão de vidas.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *