FORTES E OUSADAS: conheça a história Alek Wek, ex-refugiada que tornou-se top model e ícone mundial da causa humanitária

 

“Quando a beleza brilha de dentro é impossível negá-la.” De ex-refugiada a top model, Alek Wek é um ícone mundial em defesa da causa humanitária dos refugiados. Ela não sabe exatamente o dia ou ano em que nasceu (seu povo não guarda datas de aniversário), só se lembra que foi durante a estação de chuvas, na província de Wau, no Sudão do Sul. Originária do grupo étnico sudanês dinka, sua família se refugiou na Inglaterra, em 1991, para escapar da guerra civil entre o norte muçulmano e o sul cristão.

Além de modelo, Alek Wek é membro do Comitê Consultivo de Refugiados dos Estados Unidos, ajudando a chamar atenção para a situação crítica no Sudão, bem como para a situação difícil dos refugiados em todo o mundo.

Apareceu aos 18 anos nas passarelas do mundo e causou tremor. A modelo foi descoberta em um mercado aberto de Crystal Palace, em Londres, em 1995, por um produtor da agência Models One. Começou a ser notada a partir do vídeo GoldenEye de Tina Turner, em 1995, e a partir daí começou a fazer sucesso no mundo da moda. Foi escolhida a ‘Modelo do Ano’ em 1997 pela MTV.

Entre as várias campanhas, destacam-se as das marcas Issey Miyake, Moschino, Victoria’s Secret e para as companhias de cosméticos Clinique e Revlon, assim como desfiles para estilistas como John Galliano, Donna Karan, Calvin Klein e Ermanno Scervino.

Além de modelo, Wek também criou um marca de bolsas de nome “Wek 1933”, à venda em lojas de departamento. O ano em questão (1933, de sua marca de bolsas) se refere ao ano em que seu pai nasceu.

“Eu sempre lutarei pela causa da educação, especialmente para meninas. Se você educar uma menina, você educa a família inteira, a comunidade e a sociedade. Meu pai me disse uma vez: você pode perder tudo, mas nunca perderas seu conhecimento”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *