Fortes e ousadas: conheça a história de Hatchepsut, rainha do Egito

“Eu reconstruí o que estava em ruínas. Eu reedifiquei o que foi destruído”.

Hatchepsut foi uma grande esposa real, regente e rainha-faraó do Antigo Egito. O seu reinado, de cerca de vinte e dois anos, corresponde a uma era de prosperidade econômica e relativo clima de paz.

Nasceu em Tebas. Era a filha mais velha do rei Tutmés I e da rainha Amósis. Quando o seu pai morreu, Hatchepsut teria cerca de vinte e quatro anos. Casou com seu meio- irmão, Tutmés II, seguindo um costume que existia no Antigo Egito que consistia em membros da família real casarem entre si. Após a morte de Tutmés II, cujo reinado é pouco conhecido, o enteado de Hatshepsut, Tutmés III, era ainda uma criança que não estava apta a governar. Por esta razão ela, na qualidade de grande esposa real do rei Tutmés II, assumiu o poder como regente na menoridade de Tutmés III. Mais tarde, Hatchepsut decidiu assumir a dignidade de faraó e governar em seu direito.

Hatshepsut dedicou a maior parte de seu período como governante máxima do Egito a embelezar o país e restaurar os templos. O centro de suas atividades foi a capital, Tebas, mas também edificou a famosa Capela Vermelha do templo de Amon, em Karnak. Na cidade de Tebas, seu arquiteto favorito, Senemut, que alguns pesquisadores consideram como seu provável amante, desenhou e comandou a construção de um templo funerário que se tornaria uma das mais belas jóias do Antigo Egito: o Dyeser-Dyeseru (o “sublime dos sublimes”). No 15º ano do reinado de Hatshepsut, Tutmósis 3º começou a lutar para recuperar seu poder. Não se conhecem as razões, mas em um único ano morreram os principais servidores da rainha-faraó. Logo depois, faleceu a filha de Hatchepsut, Neferura. Lentamente, a rainha-faraó se afastou do poder. Morreu em seu palácio, na cidade Tebas, abandonada por todos, depois de um reinado de 22 anos. Sua tumba encontra-se no Vale dos Reis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *