Arquitetos japoneses transformam túnel em verdadeira obra de arte turística.

Tuneis entre as montanhas japonesas são comuns, o que é incomum é um túnel turístico onde as pessoas sentem vontade de permanecer nele.

A MAD Architects renovou o Túnel do Desfiladeiro Kiyotsu, um caminho de 500 metros, dentro das formações rochosas do famoso Kiyotsu Gorge do Japão, para o festival de arte Echigo-Tsumari Triennale de 2018, transformando-o em uma série de mirantes e instalações que são, por si só, obras de arte. Cada lookout é temático em torno de um elemento natural – madeira, metal, terra, fogo e água – e tem um design adequado.

Com espaços projetados que remetem aos elementos naturais das paisagens japonesas, o túnel possui espaços que atraem os caminhantes. Wood, por exemplo, é um pequeno café construído a partir de madeira de cedro que se inclina para cima em uma ponta semelhante a uma tenda de circo. No interior, há uma fonte termal onde os visitantes podem mergulhar os pés em preparação para a jornada do túnel.

A instalação “fogo” possui espelhos redondos retro iluminados por uma tonalidade laranja ardente que cria um padrão de gota derretida no teto curvo.

A jornada termina com a água, ou “Light Cave”, mirante, que tem uma piscina rasa de água no chão que reflete a vista externa. A MAD projetou os espaços para celebrar a paisagem do Japão, mas temos que admitir que o interior pode rivalizar com as vistas naturais já espetaculares.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *