Fortes e Ousadas: conheça Ann Makosinski, a jovem inventora canadense de apenas 21 anos

“Eu acho que tudo começa com uma ideia. Não importa quão louca seja, você deve sempre tentar dar vida a ela.” Ann Andini Makosinski, de 21 anos, é uma estudante canadense inventora e oradora pública, descendente de filipinos, poloneses e canadenses.

Ela estudou na St. Michaels University School. Para o seu projeto do 7º ano, inventou um rádio que poderia ser alimentado pelo calor desperdiçado de uma vela. Ela também fez uma lanterna piezoelétrica quando estava no 9º ano.

Em 2013, ganhou a Google Science Fair com a Hollow Flashlight, uma espécie de lanterna termoelétrica. Ann foi inspirada por visitas à terra natal de sua mãe nas Filipinas, onde seus amigos falharam no ensino médio porque não tinham luz suficiente para estudar à noite. O dispositivo depende do efeito termoelétrico usando telhas Peltier.

Naquele mesmo ano, Ann apresentou o projeto no TEDx Richmond e no TEDx Vancouver e foi citada em matéria da revista americana Time. Também ganhou uma medalha de ouro na Canada-Wide Science Fair.

Em 2016, a canadense apresentou no TEDx Teen sua palestra “Por que eu não uso um smartphone”, que foi assistida mais de 1,5 milhão de vezes na internet. Já no programa de televisão americano Tonight Show apresentou sua caneca eDrink, que usa o calor de uma bebida para carregar um telefone. Como prêmio, recebeu U$ 5.000 e foi eleita a Jovem Inventora do Ano da Ciência Popular de 2016.

Ganhou também U$ 50.000 de investimento da Quest Climate Grant, apoiada pela canadense Geographic e Shell Energy North America para suas invenções que são alimentadas pelo calor corporal. Nomeada embaixadora global da marca Uniqlo naquele mesmo ano, completou campanhas para Five Star e Lenovo.  Em 2017, foi incluída na lista da revista Forbes 30 Under 30 e em 2018 foi nomeada uma das mulheres do ano pela revista Glamour.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *