Conheça 6 exemplos de escolas sustentáveis

As escolas sustentáveis estão dando um ótimo exemplo às crianças e adolescentes, fomentando a construção de uma consciência ambiental desde cedo – e consequentemente para a sociedade, de uma forma geral. Também chamada de eco alfabetização, esse novo conceito aborda a sustentabilidade, através de programas e projetos que fazem os alunos descobrirem a natureza por meio de disciplinas, como ciência, matemática, literatura, arte e ciências sociais.

As escolas sustentáveis estão tomando conta do Brasil e do Mundo com ideias de como desenvolver e ensinar crianças e adolescentes valores além dos que são ensinados na educação básica, como o cuidado com o planeta e as pessoas.

Uma escola sustentável é, basicamente, um projeto que leva os fundamentos da educação sustentável para todas as esferas da organização, desde a didática até as suas instalações.

1. Green School em Bali

Uma escola construída na sua maioria com bambu, que é abundante em Bali, é um exemplo de como a utilização de materiais naturais é altamente eficiente para construções sustentáveis.

2. Colégio Fazer Crescer, em Recife (PE)

O colégio reaproveita água da chuva, do ar condicionado, torneiras e chuveiros para a limpeza, manutenção do jardim e reuso. Possui um sistema de breezes que permitem a circulação do ar e iluminação natural.

3. Creche sustentável em Florianópolis (SC)

Funcionando desde 2015 em Florianópolis, a Creche Municipal Hassis é um prédio essencialmente sustentável e possui aproveitamento da água da chuva, paisagismo sustentável, telhado verde, horta, iluminação natural e conforto térmico.

4. Escola primária na Dinamarca

Essa escola primária na Dinamarca possui um projeto que conecta um desenho arquitetônico eficiente às tecnologias para a melhoria da eficiência energética. O edifício possui geração de energia elétrica a partir de fonte solar e também faz a captação da água da chuva para ser consumida pelos seus habitantes.

5. Escola sustentável em Nova Iorque

Esta escola sustentável em Nova Iorque foi a primeira construída sobre os princípios Net Zero Energy – se destaca pela utilização de painéis de geração de energia solar suficiente para atender a toda demanda do edifício.

6. Escola sustentável de Michael Reynolds (Uruguai)

O arquiteto norte americano Micheal Reynolds projetou a primeira escola 100% sustentável do Uruguai. O empreendimento possui paredes térmicas feitas com os resíduos da construção, dispensando a utilização de ar condicionado e trazendo um bom conforto térmico.

Leve a sustentabilidade para dentro das escolas

Levar a sustentabilidade para dentro das escolas contribui para a formação de uma sociedade mais consciente e amiga do meio ambiente e ajuda no crescimento e no desenvolvimento das crianças para serem melhores pessoas no futuro.

O Brasil tem grandes chances para se destacar neste tema e formar mais escolas sustentáveis. Atitudes como a geração de energia elétrica a partir da fonte solar, presente em todas as escolas desta lista, pode ser o primeiro passo para tirar o seu projeto do papel.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *