Fortes e Ousadas: conheça a história da maestrina chinesa Xian Zhang

“Quando as meninas veem outras mulheres fazendo esse trabalho, elas sentem que também podem fazer isso.” Filha de músicos, a maestrina chinesa Xian Zhang (46 anos) começou a aprender música quando criança com a mãe em um piano construído por seu pai. Ela continuou seus estudos de música no Conservatório Central de Música, em Pequim, e começou a estudar aos 16 anos e recebeu seu bacharelado e mestrado no conservatório. Sua primeira condução foi aos 19 anos com a Orquestra Nacional de Ópera da China com “O Casamento de Fígaro”.

“Eu era uma professora de piano que treinava cantores na Casa de Ópera Central, em Pequim. Na véspera da estreia de ‘O Casamento de Fígaro’, Wu Lingfen, indicado para dirigir, me convocou em seu gabinete e, sem explicações oficiais, disse-me: ‘Amanhã você dirige’. Minha vida mudou em 24 horas”, disse Zhang.

Zhang mudou-se para os Estados Unidos em 1998. Ela estudou para o doutorado em Cincinnati, e também atuou como diretora musical da Orquestra de Concertos da Universidade. Ela atuou como regente na Filarmônica de Nova York em 2004, e sua estreia na orquestra foi em um concerto para jovens naquele ano. Em janeiro de 2005, ela fez sua estreia na subscrição da Filarmônica em janeiro de 2005, em um programa compartilhado com Lorin Maazel, que posteriormente nomeou Xian Zhang como a maestrina associada da orquestra em 2005, cargo que ocupou por vários anos.

Zhang foi a quinta diretora musical da Orquestra Sinfônica da Cidade de Sioux, de 2005 a 2007. Em janeiro de 2008, ela se tornou a primeira mulher a conduzir o Staatskapelle Dresden em seu salão principal. Em março de 2009, a Orchestra Sinfonica di Milano Giuseppe Verdi anunciou a nomeação de Zhang como sua próxima diretora musical, a primeira mulher a ser nomeada diretora musical de uma orquestra sinfônica italiana. Ela terminou seu mandato como diretora musical em 2016, e agora tem o título de Diretora Emérita (maestrina emérita) com o conjunto.

Em 2015, o NJSO (Orquestra Sinfônica de Nova Jersey) anunciou sua nomeação como sua 14º diretora musical. Ela é a primeira maestria feminina a ser nomeada diretora musical do NJSO. Zhang e seu marido Yang têm dois filhos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *