BIBLIOTECA PLANET

A Biblioteca Infantojuvenil Planet é um projeto pensado e idealizado pelo Instituto Planet, no HUB de Inovação da Smart City Laguna, em Croatá. Contando com a ajuda de doações e oferecendo livros para o público infantojuvenil de forma gratuita, a Biblioteca foi criada com o propósito de incentivar a leitura e a criatividade dos jovens da região, buscando estimular a população a mergulhar no universo literário da Biblioteca.

Atualmente, temos em nosso acervo mais de 900 livros, entre paradidáticos, pesquisas, informativos, fictícios e educacionais. Em um ano já são mais de 150 leitores cadastrados.

A biblioteca tem funcionamento de segunda a sábado das 8h às 16h e para fazer um empréstimo, basta preencher a ficha de cadastro e seguir o regulamento desenvolvido pelo Instituto.

BIBLIOTECA PLANET

CINE PLANET

O Cine Planet é um projeto do Instituto Planet, situado no HUB de Inovação da Smart City Laguna, em Croatá, que realiza exibições de filmes com o objetivo de oferecer diversão, cultura e entretenimento aos moradores da região de forma gratuita. Já foram exibidas mais de 30 sessões de filmes de diferente gêneros, com a presença de mais de 400 expectadores.

A grade de programação do Cine é atualizada a cada mês e as inscrições para a sessão acontecem ao longo das semanas para a exibição nos sábados.

O Cine Planet é aberto ao público e pode ser utilizado por grupos e escolas da região gratuitamente.

CINE PLANET





CURSO DE INGLÊS

O projeto English in the Smart City é um curso de inglês elaborado para o ensino do idioma em cinco dimensões: comunicação, cultura, conexão, comparação e comunidade. Atualmente, atende 25 pessoas com idade entre 10 e 35 anos, duas vezes na semana, no HUB de Inovação da Smart City Laguna.

APOIO À CULTURA LOCAL

Através da cultura é possível mobilizar a atenção para questões essenciais de formação de opinião e sociabilização, com essa percepção o Instituto Planet apoiou a primeira produção cinematográfica do município de São Gonçalo do Amarante, o filme “Santo de casa não faz milagre”, uma comédia matuta, iniciativa de um grupo de jovens profissionais e atores da região.

Com intuito de confraternizar e promover a aproximação junto a população do entorno, o Instituto Planet promoveu uma sessão de cinema gratuito ao ar livre na entrada residencial da Smart City Laguna, em 18 de novembro de 2017.

A exibição contou com a presença de 136 pessoas da região e ao final do evento foi oferecido um coquetel para a equipe de produção e o elenco do filme.


VISITAS ESCOLARES

Com o objetivo de estabelecer uma conexão salutar com as crianças e os jovens da região e promover a integração junto ao ambiente da cidade que está nascendo, o Instituto Planet propõe a oportunidade de compartilhar os espaços e serviços gratuitos com as comunidades vizinhas da Smart City Laguna. Mensalmente, escolas e grupos comunitários da região agendam visitas para utilizar os equipamentos da Biblioteca e CinePlanet, além do espaço do HUB de Inovação para a realização de atividades extracurriculares.

Ao todo, 231 crianças e jovens, com idades entre 6 e 14 anos, já puderam usufruir dos serviços oferecidos pelo Instituto Planet no HUB de Inovação da Smart City Laguna.



CURSO DE ARTESANATO

O Instituto Planet realizou, em setembro de 2017, o primeiro curso de artesanato de trabalho com feltro, onde foram confeccionados produtos, que posteriormente foram adquiridos pelo Grupo Planet. O curso colaborou com a aproximação da comunidade de Croatá com a Smart City Laguna.

No decorrer das 4 oficinas de feltro oferecidas pelo Instituto, 40 mulheres, com idades entre 16 e 60 anos, tiveram a oportunidade de aprender uma nova forma de obter renda.


CURSO COMPANY CREATION

O Instituto Planet acredita que o valor social gera valor econômico e empreendedorismo, com base nessa visão, fomentar o empreendorismo será uma das ações sociais permanentes que o Instituto irá estruturar.

O Company Creation foi um curso de criação de negócios inovadores realizado pelo Instituto Planet, em parceria com a StarBoost Academy (Itália), Elephant Coworking e o Hub de Inovação do Banco do Nordeste (Hubine), que trouxe a metodologia Starboost para o Brasil, com o intuito de avaliar o perfil do empreendedor brasileiro e criar soluções inteligentes para a Planet Smart City.

O curso foi realizado entre os meses de setembro e dezembro de 2017, nas modalidades presencial e à distância, e contou com 105 participantes de todo o Brasil.



CAPACITAÇÃO
TREINO SOCIAL

Baseado no propósito de integrar e envolver agentes e entidades públicas, estimular o voluntariado e qualificar potenciais colaboradores, o curso de capacitação Treino Social 1, destinado para profissionais que atuam com crianças entre 6 e 13 anos, foi promovido pelo Instituto Planet, em parceria com o Instituto Esporte Mais, com apoio da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante e Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.

O curso capacitou 16 profissionais do esporte das cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Fortaleza. Os participantes receberam o título de “TREINADOR CERTIFICADO, S4D – SPORT FOR DEVELOPMENT – TS1”, que atribui aos concludentes a possibilidade de aplicar a metodologia Treino Social nas aulas de futebol em todo País. Esta é a certificação mínima do programa e não há data de validade para renovação.


DIA DE FUTEBOL

Em parceria com o Instituto Esporte Mais, o Instituto Planet proporcionou atividades gratuitas, utilizando a metodologia “Treino Social”, que visa o desenvolvimento humano por meio do esporte.

Baseada na abordagem da pedagogia do esporte, o Treino Social estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças e jovens através da prática esportiva. Por meio da utilização de jogos como elementos metodológicos e pedagógicos, a metodologia apresenta cinco categorias de jogos: especiais, iniciais, analíticos, situacionais e formais, que intra e inter-relacionados valorizam as dimensões física, técnica, tática, pessoal e social dos alunos e atletas.

A ação, ocorrida em 3 oficinas, beneficiou 120 meninos e meninas, com idades entre 7 e 17 anos, da região de Croatá e São Gonçalo do Amarante.


ESPORTE NA RUA

Com o propósito de integrar o Instituto Planet junto às organizações promotoras do esporte para o resgate e bem-estar de crianças e jovens, o evento Esporte na Rua aconteceu em Fortaleza, no dia 27 de agosto, na Praça da Paz Dom Helder Câmara, em celebração aos 10 anos da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS). Fundada em 2007, a REMS reúne 104 instituições que trabalham com o esporte como fator de desenvolvimento humano no Brasil, que juntas atendem mais de 100 mil pessoas por ano.

A praça foi invadida por uma onda de muita alegria, dedicação e trabalho em equipe. Foi uma manhã realizada pelo Instituto Esporte Mais, com apoio do Instituto Planet, que levou ao evento 30 crianças de São Gonçalo do Amarante para ter um dia repleto de atividades esportivas, muitas brincadeiras e diversão.


“ME PEGA, ME PLANTA, ME CUIDA”

Visando estimular o plantio de árvores e destacar a importância do cuidado com o meio ambiente, o Instituto Planet realiza periodicamente a distribuição de sementes como parte do projeto “Me pega, me planta, me cuida”.

Já foram distribuídas mais de 400 sementes e aqueles que estiverem interessados, recebem a semente com o compromisso de plantá-la e cultivá-la até germinar, em seguida a muda é levada para a Smart City Laguna, onde é replantada em uma das áreas verdes da Cidade Inteligente Social e recebe o nome de quem a doou.




OFICINA DE
HORTAS URBANAS

Visando desenvolver um projeto conceito e permanente de hortas urbanas na Smart City Laguna, o Instituto Planet patrocinou uma ação experimental temporária da proposta. Realizado em parceria com a Athus Ambiental, com o Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana (NEPAU) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com o Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido (NEPPSA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o experimento foi realizado na Fazendinha do Parque de Exposição Governador César Cals, em Fortaleza (CE), que na ocasião foi revitalizada pelo Instituto Planet.

O espaço foi utilizado para capacitar agricultores e técnicos na produção e plantio de mudas florestais nativas do bioma caatinga e conscientizar os participantes sobre a importância da recuperação de áreas degradadas. Também foram ministradas oficinas de Educação Ambiental sobre recursos naturais do Bioma Caatinga e sua preservação.

O local também foi utilizado como um laboratório de hortas urbanas, de cultivo em mandalas, de preparo de canteiros, de bombeamento fotovoltaico, de viveiro de mudas nativas e de plantas medicinais.

>